« Home | POSEIDON » | ZUZU ANGEL » | PIRATAS DO CARIBE - O BAÚ DA MORTE » | SUPERMAN - O RETORNO » | A PROFECIA » | RAPIDINHAS DOS BASTIDORES DE HOLLYWOOD... » | DICAS DE DVD´S » | MAR ADENTRO Javier Bardem vive a história verídica... » | TAPETE VERMELHO » | X-MEN : O CONFRONTO FINAL »

OS SEM-FLORESTA





















Bichos fofinhos da floresta em busca de comida, é assim que começa a narrativa da animação que trás Karey Kirkpatrick - roteirista de A Fuga das Galinhas e de o O Mochileiro das Galáxias – estreando como diretor ao lado de Tim Johnson.O filme fala sobre a geração fast-food criada na América, onde o que importa não é a qualidade e sim a quantidade do que você ingere.Trazendo ainda Bruce Willis na voz do contraventor e folgado guaxinim, R.J.Tudo começa quando um grupo bem eclético de animais acorda de seu ciclo de hibernação (até ver o filme não sabia que tartarugas hibernavam, mas???), e descobrem que grandes partes da floresta em que viviam foram tomados por um grande conjunto residencial. Atordoando assim a vida dos pobres animais, que começam a se preocupar com a falta de comida, nisto aparece R.J com a solução, mostrando a todos a grande variedade de alimentos existentes no “mundo dos humanos”. Onde o mesmo se aproveita da ingenuidade dos novos amigos para recuperar o estoque de comidas que roubara do urso Vincent. Aí está pronta a confusão.


CRÍTICA PESSOAL:
O mundo da animação ultimamente não está muito fácil no que falamos de concorrência versus qualidade, pois as quantidades de animações lotam as salas de cinema, que em muitas vezes quase que toda a programação do mesmo é só animação. Então paramos para pensar como melhorar? Aí está a grande questão, e Os Sem-Floresta mostra um caminho uma direção. Apesar dos gráficos serem basicamente os mesmos que vemos nos cinemas (parece mais que adotaram um padrão), o que faz deste um filme bom é a qualidade do seu roteiro que lhe surpreende, com discursos inflamados contra a cultura americana e a falta de preocupação com a fauna e a flora. Uma cultura degradada, egoísta que visa apenas o bem estar de si próprio, e cada um que se vire! O texto é bom e rico com filosofias que mostram realmente o que quiseram passar: criticar o modo de vida americano. Não somente com a cultura fast-food, como também com o individualismo e o medo crescente de um país que não sabe onde vai parar, temendo que o conforto “conquistado” se acabe tão rápido quanto um longa de animação. O R.J personagem do filme, mostra isso claramente quando apresenta a cidade à tartaruga Verne, que mesmo sendo o animal mais sensato da turma, acaba se deixando influenciar. Muitas lições de moral são passadas ao longo do filme, contudo como não deixa de ser um desenho animado cai nos bons e velhos bordões da categoria. Com clichês óbvios e nítidos que comparando a desenhos, como O Castelo Animado, por exemplo, vemos que a animação não só americana mas como a mundial tem muito que aprender e crescer.


NOTA:7,5


FICHA TÉCNICA:

Os Sem-Floresta / Over the Hedge
EUA, 2006 / Animação - 83 minDireção: Tim Johnson, Karey Kirkpatrick
Roteiro: Len Blum, Lorne Cameron
Vozes no original: Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carell, Wanda Sykes, William Shatner, Nick Nolte, Thomas Haden Church, Allison Janney, Eugene Levy, Catherine O'Hara, Avril Lavigne, Omid Djalili, Sami Kirkpatrick, Shane Baumel, Madison Davenport


PARA ADQUIRIR FILMES EM ANIME CLIQUE AQUI!