« Home | X-MEN : O CONFRONTO FINAL » | TERAPIA DO AMOR » | ULTRAVIOLETA » | CÓDIGO DA VINCI » | ERA DO GELO 2 » | O ALBERGUE » | MISSÃO IMPOSSÍVEL III » | Em homenagem a minha mãe já falecida, Ozina ... » | Well well wellNunca mais havia falado nem mostrado... »

TAPETE VERMELHO


Um nacional dirigido por Luiz Alberto Pereira, com Matheus Nachtergaele no papel de um homem do campo que vive longe dos avanços do mundo moderno e que quando criança sempre ia ao cinema, levado pelo pai, para assistir um filme do Mazzaropi.
Então Joaquim, ou Quinzim "pros mais chegados", tenta cumprir a promessa que fez ao pai
em levar seu filho ao cinema. Porém o que parecia ser fácil, torna-se ao longo do mesmo cada vez mais difícil, o que não desanima um pai de boa fé a cumprir o prometido. E assim segue com seu filho e esposa (muito contrariada, por sinal), em rumo a cidade grande.

CRÍTICA PESSOAL:
É incrível como hoje em dia ainda se torna tão complicado fazer um filme nacional, principalmente sem o apelo de tramas e de elencos "globais". A prova são os quase dois minutos de logo-marcas e patrocinadores antes mesmo do nome do filme, mostrando que o cinema no Brasil ainda tem muito a crescer e se estruturar no mercado.
Um filme tocante, leve e simples. Que mostra o drama de uma família, onde o pai quer apresentar a seu filho a magia do cinema pela primeira vez, deixando o espectador feliz por ser um privilegiado com condições financeiras de frequentar uma sala de exibição.
Mostrando algumas lendas, "causos" do interior e levantando algumas questões socias, o que desvia um pouco o filme de sua idéia e não agrada, inclusive visualmente. Contudo Tapete Vermelho logo se recupera, recobrando a sua seriedade.
Uma verdadeira homenagem, por assim dizer, ao Mazzaropi e aos filmes de antigamente. Onde as histórias eram mais puras e simples como a vida, sem apelos visuais excessivos nem de um comércio que a cada dia torna-se mais vendido e sem conteúdo. Alienando uma juventude passiva, comprovada pela lotação da sala, na qual estava: eu, e mais dois casais de senhores e suas senhoras.

NOTA: 7,5

FICHA TÉCNICA:

Tapete Vermelho
Brasil, 2006 / Comédia(não considero) - 100 min
Direção e roteiro: Luiz Alberto Pereira
Elenco: Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cacá Rosset, Yassir Chediak, Fernanda Ventura, Manoel Messias, André Ceccato, Martha Meola, Cacá Amaral, Cid Maomé, Delmon Canuto, Duda Mamberti, José Antônio Nogueira